HOMENAGEADOS



Cineasta paulista nascido em 1964, formou-se em cinema pela FAAP em 1987, e começou como diretor de curtas-metragens. Seu longa-metragem de estreia – Os matadores – foi lançado em 1997 e recebeu o prêmio da crítica em Gramado, sendo seguido por outros longas também premiados e distribuídos para países europeus, entre eles Inglaterra, França, Israel e Polônia.

Com o escritor Marçal Aquino, desenvolveu uma longa parceria: o escritor é autor das histórias e coautor dos roteiros dos seus três primeiros longas-metragens. O quarto filme, Crime delicado, finalizado em 2005, é baseado no romance homônimo de Sérgio Sant’Anna e foi selecionado, entre outros, para os festivais de Toronto, do Rio, onde foi escolhido melhor filme brasileiro pela crítica e melhor diretor pelo júri oficial, e de Miami, onde ganhou os prêmios de melhor fotografia e roteiro.


Filmografia selecionada:


Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2011). Codirigido com Renato Ciasca.


O amor segundo B. Schianberg (2009). Selecionado para a Premiére Brasil do Festival do Rio de 2009.

Cão sem dono (2007). Prêmio de melhor filme no Cine Pernambuco.

Crime delicado (2005). Selecionado para o Festival de Toronto. Prêmio de melhor filme brasileiro pela crítica e melhor diretor pelo júri oficial. Prêmio de melhor roteiro e fotografia no Festival de Miami.

O invasor (2002). Prêmio de melhor filme latino-americano do Sundance Film Festival. Prêmio de melhor direção no Festival de Brasília. Prêmio de melhor filme e direção no Festival de Recife. Selecionado para o Festival de Berlim

Ação entre amigos (1998). Prêmio de melhor direção no Festival de Recife. Selecionado para o Sundance Film Festival.

Os matadores (1997). Prêmio da crítica no Festival de Gramado.

 (1993). Curta-metragem.

Eternidad (1991). Curta-metragem.

Dovè Meneguetti (1989). Curta-metragem.

Aurora (1987). Curta-metragem.

Fonte: www.filmeb.com.br





















MOSTRA LAERTE DE DIVERSIDADE SEXUAL

A cada ano o CURTA NEBLINA - Festival Latino-Americano de Cinema procura batizar sua mostra de filmes sobre Diversidade Sexual com o nome de uma pessoa representativa no meio.

Nesta 5ª edição a pessoa escolhida é o cartunista Laerte. É com muita honra que recebemos Laerte para um bate-papo descontraído com o público presente.

BIOGRAFIA

Nasceu em São Paulo, em 1951 - fez alguns cursos livres de pintura e desenho; entrou na USP, em Comunicações pra fazer Música e depois Jornalismo - porém não se formou.


Fez parte dos criadores da revista em quadrinhos Balão e da empresa Oboré (assessoria de comunicação para sindicatos).



Publicou seu trabalho no jornal O PasquimO Bicho, no Estado de São Paulo, na Folha de São Paulo, em várias revistas.



Editou a revista Piratas do Tietê - também o nome da tira diária que produz.


Participou da redação de programas de tevê da Rede GloboTV PirataTV Colosso e Sai de Baixo.





















Pierino Massenzi - EXPOSIÇÃO



Cenógrafo e diretor de arte, veio da cidade de Roma em 1947, após lutar na II Guerra Mundial. Dois anos depois foi convidado a trabalhar como pintor de cenários da Cia Vera Cruz. Logo tornou-se cenógrafo e diretor de arte. Trabalhou em todos os filmes da produtora. Trabalhou nos mais importantes filmes da cinematografia nacional como: O Cangaceiro (de Lima Barreto, 1953), Assalto ao Trem Pagador (de Roberto Farias, 1962) e Noite Vazia (de Walter Hugo Khoury, 1964).

Faleceu em 13 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário